Funcionários do HENO realizam manifestação contra salários atrasados em Guia Lopes da Laguna

 /

Neste domingo (21), os funcionários do Hospital Edelmira Nunes de Oliveira (HENO), localizado em Guia Lopes da Laguna, irão realizar uma manifestação em frente à instituição. A ação tem como objetivo chamar a atenção das autoridades para a situação crítica enfrentada pelos funcionários, que estão com décimo terceiro e salários atrasados. No sábado (20), as portas do hospital foram fechadas e os trabalhadores entraram em greve.

Os atendimentos foram suspensos, com exceção dos casos de urgência e emergência. Há mais de dois meses, os funcionários têm reivindicado o pagamento dos salários em atraso. Em forma de protesto, placas com cartazes foram afixadas nas portas do hospital.

A responsabilidade pelo repasse dos recursos financeiros é da Prefeitura Municipal, que é responsável pelo pagamento dos funcionários, médicos e pela aquisição de medicamentos. Até o momento, o repasse não foi realizado devido a uma certidão que está impedindo a liberação dos recursos. De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, o hospital perdeu a certidão do Fundo de Garantia, o que impossibilita o repasse por parte do município. Camilo Barbosa Soares Júnior, responsável pela pasta, destacou a importância de a diretoria do hospital manter em dia o pagamento da certidão e dos impostos.

O secretário também mencionou que a instituição acumulou dívidas ao longo do tempo, chegando a quase R$800.000,00 (oitocentos mil reais). Por sua vez, a diretoria do hospital alega que os gastos e custos têm aumentado, e que o poder público municipal não cumpriu os compromissos acordados em reuniões, onde seriam repassados recursos extras. Simone Nagel, presidente do hospital, afirmou que a culpa não é da gestão do hospital, mas sim da falta de compromisso do poder público em cumprir o que foi acordado.

No sábado (20), o Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Gonsalvez, informou que entrou em contato com a nossa equipe de reportagem e relatou ter conversado com o Secretário Estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa, explicando a situação do Hospital Edelmira Nunes de Oliveira. Ele solicitou urgência na assinatura do contrato com o hospital e uma atenção especial para o município. A prefeitura só poderá repassar os valores após regularizar a contratualização e a certidão, conforme afirmou o secretário.

Toda essa situação afeta diretamente a população de Guia Lopes da Laguna, que depende do hospital e agora enfrenta a falta de atendimento médico, sendo obrigada a buscar assistência em outras instituições da região ou até mesmo na capital.