PEIXE-PÊNIS? CRIATURAS DE ASPECTO INUSITADO INVADEM PRAIA DA CALIFÓRNIA

 /

Uma criatura com um aspecto pra lá de inusitado tem dado o que falar na internet após uma tempestade levar milhares deles para uma praia na Califórnia – fenômeno comum nos Estados Unidos. O animal marinho tem um curioso formato que lembra o órgão reprodutor masculino e é apelidado de peixe-pênis.

  •  

peixe-penis-existe-1

Apesar do apelido, eles não são exatamente peixes, mas sim um tipo de verme marinho invertebrado. Outro de seus nomes populares é “verme gordo hospedeiro”.

A criatura vive em solos lamacentos e arenosos no fundo do mar. Eles possuem tamanho que não costuma ultrapassar os 20 centímetros.

Seu nome científico é Urechis caupo e os cientistas já encontraram evidências fósseis que comprovam que ele existe há mais de 300 milhões de anos. Inofensivos e passivos, os peixes-pênis podem sobreviver a até 25 anos de idade.

Chuva de peixe-pênis

A invasão nas praias não é exatamente uma novidade e especialistas explicam que eles são arrastados quando ocorrem tempestades muito fortes. As imagens vistas nessa matéria foram todas registradas em 2019.

Fora das tocas, eles se tornam presas fáceis para inúmeros predadores – incluindo os seres humanos! Uma curiosidade é que o peixe-pênis pode ser consumido por nós.

A alimentação desses animaizinhos diferenciados é baseada em bactérias, plâncton e outras partículas menores. Com apenas 4 espécies em todo o mundo, o peixe-pênis pode ser encontrado no Japão, na Coreia do Sul e na China, além dos Estados Unidos.