O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abre nesta terça-feira, 27, o período para solicitação de matrícula e manifestação de interesse dos candidatos convocados na segunda chamada para os cursos de graduação, com início previsto para o segundo semestre.
A convocação final de segunda chamada para matrículas foi publicada na segunda-feira, 26, na Central de Seleção do IFMS.
O candidato convocado como “Apto(a) à matrícula” deverá efetuá-la até o dia 3 de julho, com o envio da documentação elencada no edital de forma on-line, por meio do Sistema de Matrículas.
Já os candidatos que constam na segunda chamada como “Lista de Espera” poderão manifestar interesse à vaga. Este procedimento assegura ao candidato a expectativa de direito à vaga, podendo ser concluída caso restem vagas após as matrículas de segunda chamada.
Inscrições - As orientações para a matrícula e para a manifestação de interesse constam no item 8 do edital de abertura (e no edital da segunda chamada).
Ao acessar o Sistema de Matrículas, o candidato poderá utilizar sua conta do Gov.BR ou ativar o seu acesso clicando em “Ainda não tem Login? Clique aqui para ativar o seu acesso”. Desta forma, será solicitado o número do CPF, a data de nascimento e o e-mail utilizado no cadastro na Central de Seleção.
Após ativar o seu acesso, o login no sistema estará liberado. Sua primeira senha será enviada para o e-mail utilizado no cadastro na Central de Seleção. Por fim, acesse o sistema e faça login utilizando seu CPF e senha.
Após logar no sistema, o candidato deve conferir seus dados e depois anexar os documentos solicitados, dentre os quais estão os seguintes:
- CPF (cadastro de pessoa física) próprio;
- Documento oficial de identificação, com foto;
- Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar;
- Foto 3x4 recente ou selfie (verifique detalhes no edital);
- Declaração de Conclusão do Ensino Médio;
- Documentos que comprovem direito à cota, quando for o caso;
- Laudo Médico, no caso de concorrentes a vagas para pessoas com deficiência.
Toda a documentação solicitada deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 mb cada, a partir dos documentos originais. Serão aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf.
Também é necessário o preenchimento do Questionário Socioeconômico.
Aquele que não tiver acesso à internet poderá solicitar acesso a um computador do Instituto Federal, fazendo o agendamento do dia e horário na Central de Relacionamento (Cerel) de um dos campi da instituição, de acordo com os endereços e horários de atendimento.
Seleção e vagas - Foi realizada por meio da nota total alcançada pelo candidato na edição 2022 do Enem.
Ao todo, foram abertas 760 vagas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí e Três Lagoas.
Dúvidas devem ser enviadas para selecao.graduacao@ifms.
A previsão é que as aulas tenham início no dia 24 de julho.