Se tornar uma cidade carbono neutro significa que o sistema considerado absorve todo o carbono emitido nas atividades desenvolvidas. O selo foi concedido bem antes de 2050, data para quando a meta nacional de neutralizar as emissões líquidas foi firmada durante o Acordo de Paris.
O certificado permite que o destino promova ações que impulsionem a inovação de produtos e serviços inteligentes, sob o ponto de vista climático.
Atrativo de Bonito também recebeu certificado — Foto: Reprodução
- emissões e remoções diretas;
- emissões indiretas causadas por energia importada;
- emissões indiretas causadas pelo transporte;
- emissões indiretas causadas por produtos utilizados.
Estância fica em Bonito, capital do ecoturismo brasileiro — Foto: Fernando Peres/Arquivo Pessoal
Todas as matérias-primas utilizadas no atrativo foram contabilizadas, desde consumo de combustível e papel, a consumo de arroz, carne e feijão.
Entre os resultados, as emissões da Estância Mimosa em 2022 foram de 277,76 toneladas de CO-2. Segundo o empreendimento, neste mesmo ano, foram capturados uma aérea total de 460,36 toneladas de CO-2, maior do que as emissões totais do atrativo.
A diretora de sustentabilidade da Estância Mimosa, Luiza Coelho, destacou o compromisso contínuo do atrativo em promover práticas sustentáveis e inspirar outras empresas do setor a seguir esse caminho.
“A Certificação de Carbono Neutro na categoria Climate Positive é um marco extraordinário para a Estância Mimosa e um incentivo para continuarmos nosso trabalho na busca pela excelência em ecoturismo sustentável. Estamos orgulhosos de sermos líderes nessa jornada e agradecemos a todos os envolvidos que tornaram isso possível”.